sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Cibercultura


Cibercultura, ciberespaço, cibernética... Essas palavras começam a adentrar cada vez mais o nosso cotidiano tentando dar conta das novas formas de comportamento e socialização que se configuram a partir do surgimento da internet. Os espaços antes delimitados, agora ultrapassam a dimensão cartografica e se estreitam numa dinâmica interativa espaço-temporal na qual se instauram novos processos e procedimentos.
Esta posta uma nova cultura, a manifestação do ciber onde todas as coisas estão em conexão e podem ter interferência, direta ou não, umas nas outras. Trata-se portanto de uma migração do mundo real para um universo de relações reais/virtuais.
O surgimento dessa nova espaço-temporalidade estabelece um construto de sociedade, que agora passa a ser em rede, que cria seus próprios códigos e formas de expressão.
Há uma interrelação muito tênue entre subjetividade e tecnologia. Ambas se influenciam determinantemente, na medida em que fornecem referenciais que modelam as forma de representar e interagir com o mundo.
Esses elementos, que surgem a partir dessas novas relações estabelecidas, fazem parte desse universo ciber, que é cultura, espaço, sociedade...

Nenhum comentário: