sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Inclusão Digital


É inconcebível discutir inclusão digital sem trazer a tona uma perspectiva muito mais abrangente: a problemática da inclusão social.De fato, na era da tecnologia e da disseminação veloz de conhecimentos, onde é imposta às pessoas a convivencia com terminais bancários, documentos on line, contas virtuais e correspondencia eletronica, fica cada vez mais complicado aceitar-se a margem desse processo. Porém as implicações são mais vicerais, estão nas entrelinhas. Para iniciar uma discussão fundamentada sobre o que significaria ser um "incluído digital", é imprescindível não perder de vista uma compreensão de uma heterogenieidade social, com ênfase na má distribuição de renda derivada da herança histórica do desenvolvimento econômico do pais. A rápida disseminação da internet na metade da década de 90, originou um imenso debate sobre suas implicações e interferências na promoçao de uma inclusão social.Assim, para se pensar acerca da veiculação da internet no país é necessário considerar os fatores econômicos que promovem/ou não a sua extensão. As novas TICs's tem de fato remodelado as formas de sociablidade entre as pessoas, e tem determinado mudanças nos padrões de consumo e na possibilidade de acumulação de capital sob a ordem economico-financeira atual. A verdade é que a inclusão digital é um fenômeno complexo e deve ser tratada como tal, especialmente em um país como o Brasil, não deve portanto ser vislumbrada apenas pelos aspectos palpáveis. Inclusão digital, implica primordialemnte em inclusão social.
Para que a inclusão digital assuma uma posturasustentavel e veiculada com a autonomia nacional, ressalta-se a importancia da utilização de plataformas livres e não, proprietárias. O desenvolvimento de softwares livres se converte enquanto possibilidade de exercício da cidadania, além de trabalha na perspectiva da inteligencia coletiva.
Portanto, as ações devem superar a proposta de programas estanques, devem atingir instancias ontológicas de tranformação humana e consequentemente social.

2 comentários:

Anônimo disse...

Amanda, comungo com vc quando se refere que deve-se pensar antes de mais nada na inclusão social, pois muitos vezes nossos governantes ao "equipar" as unidades escolares com as máquinas, incutindo a ilusória idéia de que nossas crianças estão sendo incluídas nesse mundo digital, mas a realidade é bem diferente, pois além de um nº insignificante de máquinas, as que tem estão paradas, sem qualquer tipo de manuntenção. Aí eu pergunto: que tipo de inclusão é essa?

liberdade disse...

AMANADA VOÇE ESTÁ DE PARABÉNS QUANDO FAZ UMA ALUSÃO A INCLUSÃO SOCIAL, ISTO TAMBÉM ME PREOCUPA EM VER QUE EXISTE PLATAFORMAS BRILHANTES DE TRABALHOS MAS QUE NÃO RESOLVEM POIS O PROBLEMA ESTÁ EM CADA UM DE ÑÓS INTERNALIZADOS ANOS E ANOS, NÃO DEVEMOS REGISTRAR
SOMENTE NOS POLÍTICOS PARTIDÁRIOS
FAZER A NOSSA PARTICIPAÇÃO SOCIAL TAMBÉM É IMPORTANTE UMA VEZ QUE SOMOS SUJEITOS DA NOSSA PRÓPRIA AÇÃO . 09/09/07 LIBERDADE.