quinta-feira, 19 de julho de 2007

A nova relação com o saber


Saber? Conhecimento? Como é produzido, veiculado? Conhecer infere poder? São tantos os questionamentos que não existe um caminho certo para começar uma reflexão. Diante das novas possibilidades apresentadas, discutir a relação com o saber implica em revisitar questões fundantes no processo de construção dessa nova manifestação emaranhada de cultura: o ciber.
A construção e re-construção de saberes, as novas formas de trabalho e o surgimento desse espaço plural e sem fronteiras cartográficas, estreitam e fundamentam as novas bases na produção de sentido e elaboração de conceitos. Uma verdadeira "bacia semântica", que segundo o professor Roberto Sidney, pode ser traduzida como varidas singularidades, ao mesmo tempo misturadas, traduzindo-se a todo instante.
Trata-se de um aparcer; uma nova visão partindo da compreensão da inteconexão entre os variados postulados, o que implica num foco mais totatilizante, capaz de analisar e entender fenômenos a partir do contexto geral. Dessa forma, estreitar para as partes, implica em conceber que elas também é podem encaminhar a novos vislumbramentos.
Portanto,é tempo de incerteza, de redescoberta de saberes a partir de novas formas de conhecer como a simulação. Nesse ciberespaço onde os conhecimentos flutuam numa liquidez impressionanante, a simulação assim como outros caminhos que são apresentados, desenvolvem a cognição e reforçam a inteligênca coletiva, ou seja, a sinergia entre as competências, as imaginações e as energias intelectuais.

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